Usuários poderão integrar lista de contato do celular ao Pix…
O Banco Central alterou hoje o regulamento do Pix para incluir a possibilidade de integração entre a lista de contato do celular e o sistema de transferência bancária.
A modificação ficará a cargo dos bancos, que devem incluir a possibilidade em seus aplicativos. Segundo o Banco Central, a mudança tem o objetivo de facilitar a identificação daqueles que cadastraram o número de celular como chave Pix. Dessa forma, o pagamento pode ser ainda mais simples.
A decisão de hoje também autoriza que os usuários da funcionalidade solicitem alteração das informações pessoais, caso haja alguma mudança. Essa novidade evita que as pessoas precisem excluir e registrar novamente uma chave. Isso beneficia aqueles que trocam de nome por casamento, por exemplo, ou que alteram o nome fantasia de uma empresa. A mudança inclui ainda aqueles que passam a usar nomes sociais diferentes dos registrados na certidão de nascimento.
Além disso, a resolução de hoje proíbe as instituições financeiras de estabelecer um número limite de transações Pix, seja para o envio ou recebimento de valores. De acordo com o Banco Central, “essa vedação é necessária para garantir condições competitivas equânimes entre diferentes instrumentos de pagamento.”